Responsive Ad Slot

"Soberania não se negocia”, diz Renan Calheiros

25_07

/ Por Redação

 

Renan Calheiros
Diante do anúncio do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a imposição de uma tarifa adicional de 50% sobre produtos brasileiros — medida que entrará em vigor no dia 1º de agosto — o senador Renan Calheiros (MDB-AL) cobrou uma reação firme do governo brasileiro. Em publicação feita na rede social X, o parlamentar afirmou que o país já conta com uma ferramenta legal para revidar práticas comerciais consideradas abusivas.

Calheiros se referia ao Projeto de Lei 2088/2023, batizado de PL da Reciprocidade Econômica, que autoriza a Câmara de Comércio Exterior (Camex) a aplicar sanções contra nações que imponham restrições ao ingresso de produtos do Brasil. Segundo o senador, a proposta foi estruturada de forma ágil pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

“A CAE puxou o debate e, em apenas 48 horas, deu ao Brasil um caminho legal para reagir proporcionalmente às ameaças externas. A soberania nacional não pode ser objeto de negociação”, declarou o senador alagoano.

A medida anunciada por Trump, segundo ele próprio, tem como motivação o que classificou como um processo político e injusto contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

© 2022 - 2024 | Alagoas Minuto. Todos os direitos reservados.
A republicação é gratuita desde que citada a fonte.