![]() |
Ônibus envolvido no acidente | Foto: Cortesia - ICM |
Quase oito meses após o trágico acidente na Serra da Barriga, em União dos Palmares, que resultou na morte de 20 pessoas, autoridades divulgaram novos desdobramentos sobre o caso durante uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (18). O laudo final da perícia técnica descartou qualquer falha mecânica no ônibus envolvido, apontando erro humano como a causa do desastre.
Segundo os peritos responsáveis, a investigação incluiu a desmontagem completa do veículo e a análise minuciosa de seus componentes. Peças como sistema de freios, suspensão, direção e transmissão foram cuidadosamente inspecionadas com o apoio de um mecânico especializado. Nenhuma anormalidade foi detectada, e diversas partes avaliadas estavam em bom estado, algumas inclusive recém-substituídas.
Com os fatores climáticos e outras influências externas já eliminadas em análises anteriores, a ausência de falhas mecânicas leva os investigadores à conclusão de que o acidente foi provocado por equívoco na condução do veículo.
Resgate em área de difícil acesso
A retirada do ônibus, que despencou em uma ribanceira de aproximadamente 400 metros em meio à mata fechada, foi classificada pelos técnicos como uma operação extremamente difícil. Para viabilizar o resgate, o veículo precisou ser dividido em duas partes.
A parte traseira foi retirada em 2 de julho, enquanto a dianteira — considerada crucial para a finalização da perícia — foi içada no dia 4 do mesmo mês.
Com a conclusão do laudo pericial, o inquérito sobre a tragédia avança para a etapa de responsabilização, agora focado na conduta humana como fator determinante para o acidente.
VÍTIMAS
- Alaide Tereza de Jesus, 84 anos
Andrielly Rafaella de Santana da Silva, 14 anos
Antoniele Fernanda Américo da Silva, 31 anos
Heloíse Ferreira da Silva, 21 anos
Ivone Clemente da Silva, 37 anos
Jobson Gabriel Lima dos Santos, 9 anos
José Cícero Aquino da Silva, 50 anos
Josefa Marcelino, 45 anos
Linelenes Florêncio dos Santos, 38 anos
Luciano de Queiroz Araújo, 47 anos
Lourinete Figueiredo Batista, 53 anos
Maitê Francine Romão da Silva, 5 anos
Maria Joselani da Silva Lima Santos, 32 anos
Pedro Henrique Américo da Silva Filho, 14 anos
Pedro Manoel da Silva, 65 anos
Rosimeire Barros da Silva, 54 anos
Saulo Hermínio da Silva, 24 anos
Sebastião Azevedo Alves, 73 anos
Thamires Caroline da Silva, 35 anos
Vandilma Floro de Gouveia Melo, 57 anos