![]() |
Congressista dos EUA ecoa Trump e sai em defesa de Bolsonaro |
A congressista norte-americana Maria Elvira Salazar manifestou um contundente apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (7), adotando um tom semelhante ao de Donald Trump e acusando o judiciário brasileiro de promover um "ataque político". Em sua declaração, a deputada classificou a situação jurídica de Bolsonaro no Brasil como uma "vergonha".
A manifestação de Salazar ocorreu poucas horas após Trump ter usado sua rede social para pedir que deixassem Bolsonaro "em paz". Em uma mensagem direta, a congressista exigiu: "Tirem as mãos do Bolsonaro!".
Segundo a parlamentar republicana, as ações judiciais contra o ex-presidente não representam a busca por justiça, mas sim uma manobra para neutralizá-lo politicamente. Ela argumenta que os opositores de Bolsonaro "temem a vontade do povo" e, por isso, recorrem aos tribunais.
"Isso não é justiça. É um ataque político tirado diretamente do manual socialista", afirmou Salazar, que também apontou a existência de uma suposta aliança entre "socialistas radicais e juízes ativistas" para silenciar o ex-mandatário.
Para a congressista, o método utilizado representa um perigo para a democracia, na qual, segundo ela, "os líderes são escolhidos nas urnas, não removidos pela tirania judicial". A defesa de Bolsonaro por parte de Maria Elvira Salazar se alinha a posicionamentos anteriores nos quais ela já havia criticado duramente o sistema de justiça brasileiro, especialmente o Supremo Tribunal Federal (STF).