Responsive Ad Slot

Acordão em Brasília: JHC abre mão da candidatura e ainda pode apoiar Renan Filho ao governo

25_07

/ Por Redação

 

Prefeito de Maceió, JHC | Foto: Reprodução
Um amplo acordo político, resultado de meses de negociações, redefiniu o cenário para as eleições de 2026 em Alagoas e selou um novo destino para o prefeito de Maceió, JHC. Segundo fontes diretamente envolvidas na articulação, JHC irá se filiar ao PSB, desistindo de suas pré-candidaturas ao governo do estado e ao Senado.

Pelo novo arranjo, o prefeito de Maceió passará a apoiar a candidatura de Renan Filho ao Palácio República dos Palmares. Para o Senado, JHC apoiará Arthur Lira, em uma aliança que também inclui o senador Renan Calheiros.

A negociação, descrita como uma complexa costura política, contou com a participação de figuras de projeção nacional, como o presidente Lula, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o prefeito do Recife, João Campos (PSB). No plano local, a participação do ex-deputado João Caldas foi apontada como "fundamental e direta" para a concretização do pacto.

As motivações para o acordo seriam variadas. Nos bastidores, comenta-se que a aliança poderia facilitar a indicação da procuradora Marluce Caldas a uma vaga de ministra no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Além disso, uma fonte próxima ao prefeito avalia que JHC temeria um confronto eleitoral direto com Renan Filho, que poderia lhe custar o capital político em caso de derrota.

Apesar da aparente consolidação do acordo, o cenário ainda é visto com ceticismo por algumas figuras políticas. O deputado estadual Marcelo Victor, por exemplo, já comunicado dos termos, acredita que o longo tempo até a eleição torna o pacto vulnerável. Mesmo entre aliados de JHC, há quem acredite que o prefeito possa voltar atrás em sua decisão, como já teria feito em outras ocasiões, e disputar algum cargo no próximo ano.

© 2022 - 2024 | Alagoas Minuto. Todos os direitos reservados.
A republicação é gratuita desde que citada a fonte.