André Janones | Foto: Reprodução |
Janones havia pedido um tomahawk, um dos cortes de carne mais caros do cardápio, sugerido pelos garçons. O valor do prato, de 30 mil pesos cubanos, equivale a mais de R$ 7 mil na cotação oficial ou cerca de R$ 650 na cotação paralela. Testemunhas relataram que, ao perceber que não tinha dinheiro suficiente, o deputado ficou irritado e começou a gritar, xingando o local com expressões como "merda de país" e "porcaria de cidade". A situação causou constrangimento entre os presentes no restaurante.
Após a confusão, Janones deixou o estabelecimento, mas retornou minutos depois com o dinheiro necessário para quitar a conta. O parlamentar, que estava em Cuba para participar das comemorações do Dia Internacional do Trabalhador, em 1º de maio, havia elogiado o país nas redes sociais, descrevendo-o como "o país onde o impossível se fez possível".
Em uma nota oficial, Janones reconheceu o incidente com a conta, mas negou ter discutido com os funcionários do restaurante. Segundo o deputado, ele havia perdido o dinheiro que trouxe consigo e precisou voltar ao hotel, que ficava ao lado, para buscar o valor necessário, já que o restaurante não aceitava pagamento por cartão. Ele afirmou que em nenhum momento tentou "manchar a imagem do estabelecimento ou dos trabalhadores".