![]() |
JHC |
O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), o JHC, comunicou a aliados que cumprirá o mandato até 2029 e não disputará o governo de Alagoas nas eleições do próximo ano. A informação é da jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo.
Segundo Gaspar, essa decisão foi uma contrapartida prometida ao governo Lula em troca da nomeação de sua tia, Marluce Caldas, para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). O problema é que a desistência vai contra o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que pretendia concorrer ao Senado na chapa de JHC.
É importante lembrar que Marluce teve sua indicação aprovada pelo Senado na quarta-feira (13), com 64 votos favoráveis e nenhum contrário. Atual procuradora do Ministério Público de Alagoas, ela passou por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça, acompanhada por JHC.
A decisão do prefeito de permanecer no cargo beneficia a família Calheiros no cenário político alagoano. Sem a candidatura de JHC, o caminho fica livre para o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), tentar novamente o governo do estado, que comandou de 2015 a 2022.
Lira, adversário desse grupo político, enfrentaria diretamente o senador Renan Calheiros (MDB-AL) na disputa eleitoral. Em 2026, duas vagas para o Senado estarão em jogo, mas, além das duas principais lideranças, também podem se candidatar Dantas e o deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil).