![]() |
Fábio Costa e Frei Chico | Foto: Reprodução |
O deputado federal Delegado Fábio Costa convocou José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Lula, para depor na CPMI do INSS. A convocação tem o objetivo de esclarecer o papel do religioso, que é vice-presidente do Sindnapi, uma das entidades investigadas por descontos irregulares em aposentadorias.
Entre 2019 e 2024, o sindicato arrecadou R$ 259 milhões por meio desses descontos. A Polícia Federal (PF) aponta que a entidade não apresentou as autorizações necessárias para as cobranças. "Parece que estamos vendo os mesmos crimes de antes voltarem a acontecer", disse o deputado, que quer "colocar na cadeia os responsáveis por assaltar os aposentados do Brasil".
Frei Chico assumiu a vice-presidência do Sindnapi em agosto de 2023, após uma indicação feita por Lula. A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou providências contra outras 12 entidades, mas o Sindnapi não foi incluído na lista. A CPMI do INSS continuará ouvindo testemunhas, incluindo sindicalistas, gestores e beneficiários, nos próximos meses.