![]() |
Detento é recapturado após fuga do Baldomero Cavalcanti. — Foto: Reprodução |
A Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) divulgou imagens que registram a captura do último detento que havia escapado da Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti. A operação, que culminou com a localização de Willis David Peixoto de Vasconcelos em um motel na parte baixa de Maceió, aconteceu na noite de sexta-feira, 5 de setembro. As equipes da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) foram responsáveis pelo cerco.
Os vídeos divulgados pela polícia mostram o momento exato da entrada dos agentes no estabelecimento, o deslocamento até o quarto ocupado pelo foragido e a abordagem. Willis David, visivelmente desarmado e trajando bermuda, sandálias e sem camisa, abriu a porta após os policiais baterem. Ele foi instruído a colocar as mãos na cabeça, confirmou sua identidade e foi detido e algemado antes de ser conduzido a uma viatura policial.
A recaptura de Willis David encerra a lista de cinco detentos que evadiram da unidade prisional. Na mesma sexta-feira, outros quatro fugitivos já haviam sido localizados e detidos em ações separadas nos municípios de Pilar e União dos Palmares.
A fuga em massa ocorreu na madrugada de sexta-feira, por volta das 4h30, quando os cinco presos teriam utilizado lençóis para escalar os muros e escapar da penitenciária. Em resposta ao incidente, a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) iniciou um procedimento administrativo interno, uma sindicância, para investigar detalhadamente as circunstâncias que permitiram a evasão dos detentos.