![]() |
Prefeito de Viçosa |
A investigação foi motivada pela divulgação de um vídeo que, segundo as autoridades, continha a oferta explícita de dinheiro para eleitores em troca de apoio a um candidato à prefeitura nas últimas eleições, que acabou reeleito. O material recolhido na operação de hoje será enviado para análise pericial.
De acordo com a Polícia Federal, a gravação também instruía os beneficiários do esquema a removerem adesivos de candidatos adversários e a demonstrarem publicamente seu apoio ao político favorecido pela fraude.
A operação desta terça-feira é resultado de uma apuração prévia que envolveu diligências de campo e a elaboração de laudos periciais, que permitiram à PF identificar o principal suspeito de envolvimento no crime eleitoral.
As autoridades federais fizeram questão de ressaltar que, até esta fase da investigação, não existem indícios que apontem para a participação do atual prefeito do município, João Victor Calheiros, nos fatos apurados. A Polícia Federal afirma que a Operação Voto Limpo reforça seu compromisso com a defesa da democracia e o combate a práticas que ameacem a integridade do processo eleitoral.