![]() |
Arthur Lira | Foto: Divulgação |
O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara dos Deputados, utilizou as redes sociais na manhã desta segunda-feira (21) para lamentar a morte do Papa Francisco, ocorrida nas primeiras horas do dia. Em tom emocionado, o parlamentar alagoano ressaltou o impacto global da liderança do pontífice, que esteve à frente da Igreja Católica desde 2013.
“O Brasil e o mundo amanheceram tristes com a notícia da morte do Papa Francisco. Líder da Igreja Católica, Francisco nos deixa um legado de amor ao próximo, de determinação na luta pelo fim dos conflitos, de preocupação com o planeta”, escreveu Lira em publicação na plataforma X (antigo Twitter).
Ainda na nota, o deputado afirmou que o Papa, agora, “se encontrará com Deus e continuará a rezar por todos nós”. Ele também agradeceu à missão do pontífice, descrevendo-a como “cumprida com louvor e paixão”.
Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, foi o primeiro jesuíta e também o primeiro sul-americano a assumir o comando da Igreja Católica. Ao longo de seu papado, ganhou reconhecimento mundial por sua defesa dos mais vulneráveis, pela luta por justiça social e pela firme posição em prol da proteção do meio ambiente. Francisco também buscou aproximar a Igreja de fiéis em situações de exclusão, promovendo uma instituição mais acolhedora, inclusiva e solidária.
A manifestação de Arthur Lira se soma à onda de homenagens e mensagens de pesar vindas de líderes religiosos e políticos de todo o mundo, que destacam a grandeza espiritual e humana do pontífice.