Jorginho Mello e Renan Filho | Foto: Reprodução |
O encontro ocorre após embates públicos entre os dois políticos. Na semana passada, Renan Filho criticou o governo catarinense, afirmando que “o povo de Santa Catarina não aguenta mais ser enganado” em relação à situação da rodovia. Jorginho Mello rebateu: “Que audácia, hein, ministro! Tem que me seguir no Instagram para saber o que estamos fazendo”.
Um dos principais pontos da discussão será a retomada do projeto de construção de um túnel no Morro dos Cavalos, considerado essencial para melhorar a fluidez do trânsito na região. A obra, que teve licenças ambientais aprovadas em 2012, foi preterida pelo Governo Federal, que optou pela construção da ponte Anita Garibaldi, em Laguna, ao custo de R$ 777,1 milhões. Como resultado, a duplicação do trecho sul da BR-101 permanece inacabada.
Segundo Renan Filho, o contrato de 2008 com a concessionária Arteris Litoral Sul não previa a construção do túnel, o que torna a obra juridicamente inviável sem uma revisão contratual. A Arteris, por outro lado, sinaliza apoio à modernização dos contratos de concessão, o que poderia viabilizar novos investimentos.