![]() |
DNA confirma identidade de corpo encontrado em Branquinha como o de Anna Cecíllya | Foto: Reprodução |
O Laboratório de Genética Forense do Instituto de Criminalística de Maceió divulgou, nesta quinta-feira (13/2), o laudo que confirma a identidade do corpo encontrado em Branquinha, na Zona da Mata alagoana. Após análise de DNA e comparação com o material genético da mãe da vítima, foi comprovado que o cadáver é de Anna Cecíllya dos Santos Silva, de 9 anos.
A perita criminal Carmélia Miranda explicou que a decomposição do corpo dificultou o exame, pois substâncias degradantes podem comprometer as moléculas de DNA. No entanto, o material extraído das amostras foi suficiente para a análise e o resultado foi positivo.
O laboratório segue analisando outras amostras para verificar a presença de material genético masculino, o que poderia indicar violência sexual. Esse exame, segundo a perita, exige mais tempo devido à complexidade da técnica utilizada.
“Em casos de estupro, a detecção do material genético do agressor torna-se mais rara quando há um grande intervalo de tempo entre o crime e a realização do exame. Ainda assim, estamos empenhados em obter respostas, mesmo diante do avançado estado de decomposição do corpo”, afirmou Miranda.
O corpo da criança havia sido liberado anteriormente apenas com requisição de sepultamento. Agora, com a confirmação da identidade, o Instituto Médico Legal poderá emitir a declaração de óbito, permitindo que a família registre oficialmente a morte da menina.
Anna Cecíllya desapareceu no dia 21 de janeiro, após sair de casa, onde morava com a mãe, o padrasto e os irmãos, para brincar. Seu corpo foi encontrado cinco dias depois, em 26 de janeiro, em uma área de difícil acesso, coberta por vegetação densa, e enterrado em uma cova rasa.
A perícia do local foi realizada pela perita criminal Jana Kelly, do Instituto de Criminalística de Maceió. O exame cadavérico apontou lesões compatíveis com violência física, reforçando a suspeita de crime. As investigações seguem em andamento para esclarecer os detalhes do caso.
*Com informações da Assessoria